MASTOLOGIA

Quem é o Mastologista?

O Mastologista é o médico responsável por diagnosticar, prevenir e tratar os diversos tipos de doenças da mama, sejam elas benignas ou malignas.

Ele é o médico habilitado para orientar os pacientes a adotar a melhor conduta, desde os casos mais simples até os mais complexos que requerem planejamento e procedimentos cirúrgicos, como no caso do câncer de mama.

Os procedimentos cirúrgicos mais utilizados são:

  • Mastectomia simples: realiza-se a retirada total da mama;
  • Mastectomia radical: além da retirada total da mama, retiram-se linfonodos (gânglios) da axila;
  • Setorectomia: consiste na retirada do tumor, com margem livre ao redor do mesmo, com ou sem a retirada dos linfonodos da axila.

Outras técnicas cirúrgicas podem ser necessárias em função das especificidades de cada caso.

Em alguns casos é necessário um tratamento complementar, que pode envolver profissionais de outras áreas como a cirurgia plástica, oncologia, radioterapia e quimioterapia, fisioterapia e psicologia, entre outras.

A mama pode ser reconstruída ao mesmo tempo em que se realizada a remoção do tumor. O momento ideal deverá ser avaliado pelo Mastologista.

Por isso, o acompanhamento médico especializado é essencial para o sucesso do tratamento.

AUTO EXAME DAS MAMAS

O autoexame das mamas deve ser realizado pelo menos uma vez ao mês, num período de 3 a 5 dias após o início da menstruação ou num dia pré-determinado para as mulheres que já não menstruam.

Quem deve fazer o autoexame?

Mulheres a partir dos 20 anos, com histórico de câncer na família, ou a partir dos 40 anos, sem caso de câncer na família. O autoexame serve para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama, mas ele não substitui o exame clínico. Na dúvida, consulte um ginecologista.

O autoexame pode ser realizado em três posições principais: em pé de frente para o espelho, em pé no banho ou deitada.

Confira este vídeo explicativo sobre o autoexame das mamas.

DÚVIDAS FREQUENTES

Quando devo procurar um Mastologista ?
Os pacientes procuram um Mastologista por três motivos principais: 1) Geralmente são encaminhados por outros profissionais quando ocorre alguma suspeita ou alteração no exame físico ou de imagem; 2) Quando tem o risco aumentado para câncer de mama, como nos casos de histórico familiar; 3) Diante de qualquer suspeita de alteração nas mamas.
O que é câncer de mama ?
O câncer da mama é uma alteração genética que ocorre nas células mamárias. Ele provocam a divisão e a reprodução rápida e desordenada as células que acabam invadindo outros tecidos. É o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo no mundo. A maior parte das ocorrências de câncer de mama não é hereditário, apenas 10% são. O risco é aumentado quando um parente próximo (mãe, tia, irmã, avó ou filha) tenha sido acometida por câncer nas duas mamas ou no ovário, e com menos de 40 anos de idade.
Quais os sintomas do câncer de mama ?
Infelizmente os sintomas costumam aparecer tardiamente e ao contrário do que parece, a dor raramente está relacionada ao câncer e sim a uma ação hormonal no tecido mamário. A mulher pode passar anos sem saber da sua existência. Os sintomas mais comuns são: – saliências nas mamas ou axilas; – alterações no tamanho e no formato das mamas; – retração (diminuição) da pela e no bico do seio; – secreções papilares espontâneas. Estes sintomas são sinais de alerta, não indicando necessariamente a ocorrência de câncer de mama. Na dúvida, procure um mastologista.
O que causa o câncer de mama ?
As causas do câncer de mama ainda não estão plenamente definidas e por essa razão, o principal tratamento é a remoção cirúrgica na fase inicial do seu desenvolvimento. Contudo, sabe-se que alguns fatores elevam o risco da doença: – fatores genéticos (pessoal ou familiar até o segundo grau); – idade superior a 50 anos; – gravidez tardia (após os 35 anos) ou inexistência de gravidez; – consumo exagerado de bebidas alcoólicas; – menopausa tardia; – menstruação precoce.
De quanto em quanto tempo devo fazer a mamografia ?
A Mamografia é um exame que deve ser feito anualmente para as mulheres com mais de 40 anos. Este é um exame de rastreamento, realizado para se obter o diagnóstico precoce de câncer de mama. A mamografia consegue diagnosticar o câncer de mama de forma bastante precoce. Neste caso os tumores ainda estão pequenos e, desta forma, a chance de cura é muito grande. Quanto antes a alteração for diagnosticada, maiores as chances e mais fácil será o tratamento.
O que é o autoexame das mamas ?
O autoexame é um método auxiliar de diagnóstico e pode indicar alterações na mama. Ele serve mais como um alerta para que se busque o atendimento médico especializado e os exames clínicos que servirão para o diagnóstico correto. O autoexame não deve ser usado como substituto à mamografia e às consultas médicas.
O câncer de mama tem tratamento ?
O tratamento do câncer de mama pode envolver desde uma pequena cirurgia para retirada do tumor até a realização de quimioterapia ou hormonioterapia. Tudo depende muito de caso e de fatores como a extensão do tumor e se houve ou não alojamento em outras partes do corpo. A detecção precoce do câncer de mama é o melhor tratamento. Por isso, é fundamental que a mulher realize exames periódicos e consulte sempre um médico especialista. Diante de qualquer suspeita ou diagnóstico de quaisquer alterações nas mamas, deve-se recorrer ao MASTOLOGISTA.

Contato Rápido

AGENDE A SUA CONSULTA NO:

Doctoralia - Dr. Marcelo Barbosa - Mastologista, Ginecologista e Obstetra


INTERCLINIC - Ipanema - RJ - Dr. Marcelo Barbosa - Mastologista, Ginecologista e Obstetra

 

Para informações sobre convênios médicos aceitos:

As consultas podem ser agendadas através do site

RIO DE JANEIRO

INTERCLINIC – Clínicas Cirúrgicas Integradas
Rua Visconde de Pirajá, 540 – Sala 307 – Ipanema, Rio de Janeiro, RJ.
Tels: (21) 2512-8790 / 98721-8806

LEOPOLDINA - MG

Consultório Particular
Rua Presidente Carlos Luz, 762 – Leopoldina, MG.
Tels: (32) 3441-1015 / 98702-1545.