OBSTETRÍCIA

Quem é o Obstetra?

A Obstetrícia se dedica à reprodução humana. O obstetra estuda e acompanha os aspectos fisiológicos e patológicos da gestação, desde o pré-natal até o parto e o pós-parto.

A gestação, para transcorrer sem problemas, precisa de cuidados e acompanhamento constantes. As visitas ao seu médico obstetra (pré-natal), reposição e ingestão de vitaminas e nutrientes, exames de sangue para controle de doenças na formação do bebê, aconselhamento sobre o parto e cuidados com a amamentação e o desenvolvimento do seu filho.

Uma gravidez desejada só traz benefícios para a mãe e para o bebê. Esse sentimento tem efeitos sobre o desenvolvimento do bebê dentro do útero e sobre o relacionamento mãe-filho, já foi comprovado por psicólogos.

Conversar com o bebê, músicas que acalmam o ambiente, evitar o estresse, descansar, esclarecimentos sobre o parto, tudo isso favorece o bem-estar do bebê, acalma e dá segurança após o nascimento.

DÚVIDAS FREQUENTES

Quais são os sintomas da gravidez?

Durante a gravidez, a mulher pode apresentar enjoos e vômitos, dor de estômago, mal estar, tonturas, fraqueza, pressão baixa, inchaços, vontade de urinar mais vezes, mais sede, mais vontade de comer, salivação excessiva, dor nas mamas, aumento da secreção vaginal, sensação de barriga inchada, e cólicas. Estes sintomas começam junto com o atraso menstrual ou alguns dias antes.

Nenhum sintoma isolado é diagnóstico de gravidez e sempre é necessária uma confirmação com um teste de urina ou de sangue. Na suspeita de gravidez, consulte seu ginecologista.

Quando deve ser realizado o pré-natal?

O Pré-Natal deve ser iniciado logo após a confirmação da gravidez. Procure um(a) obstetra para início o pré-natal.

Quanto mais cedo, melhor, pois a datação certa da gravidez depende de um exame de ultra-som precoce. A idade gestacional calculada adequadamente, evita que se realizem partos antes do tempo e que seu bebê nasça prematuro.

Além disso, é possível diagnosticar doenças que podem ser tratadas, como a toxoplasmose e a sífilis, e evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) do vírus HIV.

Tive um aborto espontâneo. Preciso fazer algum exame?

Os abortos espontâneos são muito freqüentes. Estima-se que um terço de todas as mulheres que engravidam abortam. Não há como saber a causa, mas a mais frequente são problemas genéticos do embrião, que a natureza dá conta de eliminar para evitar fetos com malformações. Também não há o que fazer para evitá-los.

Se você não tem nenhuma doença, pode engravidar assim que as menstruações retornarem.

Os abortos não tendem a se repetir ou a causar problemas nas próximas gravidezes. São é necessária nenhuma dieta ou outros cuidados. Você ainda pode menstruar por uma ou duas semanas depois do aborto e isso é normal.

Esclareça suas dúvidas com um obstetra. Fique alerta se os abortos se repetirem, pois 3 ou mais abortos podem esconder algum problema que necessite de tratamento.

O que é circular de cordão umbilical?

O cordão umbilical é responsável por levar o sangue da placenta para o bebê. 

Com a intensa movimentação do bebê dentro do útero, o cordão acabe se enrolando, pelo menos mais de uma vez, no pescoço do bebê e isso, em princípio, não causa nenhum problema.

Quando o cordão é curto, o laço fica mais apertado e o sangue não consegue chegar para o bebê, provocando sofrimento.

Não há como prever se há circulares antes do parto, e se haverá complicações ou não. A maioria dos bebês que nascem de parto normal tem circulares e não acontece nada com eles.

Para evitar o sofrimento do bebê deve-se realizar o monitoramento dos batimentos do coração durante o parto.

A Cesária só é recomendada se houver algum sinal de risco.

Estou grávida e com corrimento vaginal. O que pode ser?

A secreção vaginal normal é fluída, em pouca quantidade, com aspecto de clara de ovo, sem odor e sem coceira.

Durante a gravidez, o volume aumenta por causa dos hormônios e pode causar a sensação de umidade constante.

Corrimentos com outras características não são normais e devem ser levadas ao ginecologista para análise e tratamento.

Os corrimentos associados com infecções podem causar contrações do útero (sensação de cólicas), rompimento prematuro da bolsa e trabalho de parto prematuro e por isso devem ser tratados.

Estou grávida e tive um pouco de sangramento. É normal?

No início da gravidez é comum ocorrer sangramentos em pequena quantidade, às vezes de cor escura, devido à acomodação do bebê no útero. Se o sangramento persistir ou se for em maior volume, isso pode ser um indicativo de aborto.

Informe o seu obstetra sobre estes eventos e ele irá avaliar se está tudo bem. Sangramentos tardios, maiores ou menores, entretanto, não são normais.

Contato Rápido

AGENDE A SUA CONSULTA NO:

Doctoralia - Dr. Marcelo Barbosa - Mastologista, Ginecologista e Obstetra


INTERCLINIC - Ipanema - RJ - Dr. Marcelo Barbosa - Mastologista, Ginecologista e Obstetra

 

Para informações sobre convênios médicos aceitos:

As consultas podem ser agendadas através do site

RIO DE JANEIRO

INTERCLINIC – Clínicas Cirúrgicas Integradas
Rua Visconde de Pirajá, 540 – Sala 307 – Ipanema, Rio de Janeiro, RJ.
Tels: (21) 2512-8790 / 98721-8806

LEOPOLDINA - MG

Consultório Particular
Rua Presidente Carlos Luz, 762 – Leopoldina, MG.
Tels: (32) 3441-1015 / 98702-1545.